top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndrea Barros Viagens Exclusivas

Monte Sinai e suas localizações

Gosto muito de História e, vez ou outra, leio alguns livros sobre o tema. Quando eu trabalhava na Livraria Cultura adquiri a Bíblia Arqueológica que conta a história bíblica com um olhar mais histórico. Quando comprei o livro minha intenção era fazer uma lista de sítios arqueológicos dos tempos do Antigo Testamento, claro para que eu pudesse conhecê-los um dia. Então me deparei com um fato muito interessante sobre o Monte Sinai*: há 3 teorias arqueológicas de localização conforme veremos a seguir.


*Ele é importante historicamente, pois foi o local em que Moisés recebeu em forma de ditado os 10 Mandamentos de Deus posteriormente escrito por ele em tábuas de pedra.



Localização ao Sul


Tradicionalmente conhecido no Turismo como estando localizado na península do Sinai, no Egito, é chamado de Jebel Musa (“montanha de Moises”), no sul da península. Durante o século IV depois de Cristo, uma mulher em peregrinação chamada Egéria identificou o monte Sinai nesse local pela primeira vez. Desde então o local é conhecido como sendo onde Moisés realmente esteve durante o Êxodo. Em hebraico seu nome é Monte Horebe e tem uma altitude de 2285 metros. Em seu pico encontra-se a Capela da Santíssima Trindade, construída em 1934 sobre as ruinas de uma igreja do século XVI. No sopé do monte está o Mosteiro de Santa Catarina.


Próximo a esse local há uma planície conhecida como er-Raha onde poderia ser acomodado todos os migrantes israelitas que acompanhavam Moisés, o que aumenta a probabilidade do local ser mesmo o original.


Localização ao Norte

Há quem acredite que o Monte Sinai se localiza no norte da península do Sinai. Ele ficaria na região da atual Tell er-Qudeirat (antiga Cades-Barneia), ao norte do Sinai. O principal argumento usado para essa teoria é o fato de a movimentação israelita ser atrasada por conta de crianças e pelo rebanho que acompanhava o grupo. O monte Sinai estaria a uma jornada de onze dias dessa localização, situando-se ao norte e não ao sul.


Não existe certeza. Trata-se de uma teoria adotada por alguns estudiosos que acreditam que essa versão seria mais provável que a anterior. Mas há mais uma teoria a ser mostrada...


Localização Arábica


Essa terceira possibilidade estaria situada na península arábica onde hoje é a Arábia Saudita. Apesar de bastante rejeitada, essa teoria apresenta algumas hipóteses intrigantes entre elas o fato de haver uma montanha vulcânica no oeste da península arábica. O Hala al Bedr (monte Bedr) pode ser o grande candidato ao antigo Monte Sinai. Ele foi vulcanicamente ativo durante o período de Moisés e está situado no final de uma imensa montanha, em forma de mesa, conhecida como Tadra que seria grande o bastante para acomodar os israelitas.


Outro argumento usado para defender essa tese é o fato de o apostolo Paulo relatar em Gálatas (4.25) que o monte Sinai era na Arábia.


Conclusão

Apesar dessas teorias, o Turismo mantem o local como sendo no Egito, tanto que há diversas excursões para o local e, inclusive, peregrinações. O que acaba por colocar em dúvida as demais teorias é o fato de os arqueólogos ainda não terem investigado plenamente a possibilidade de uma localização arábica e ao norte.


Como podemos ver no mapa as localizações estão distantes e diferentes dando margem à especulações. Apesar de ter ido para o Egito algumas vezes ainda não tive a oportunidade de conhecer o monte Sinai, mas está na minha lista.


Se você já esteve no Monte Sinai deixe o seu comentário.



2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page